Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Dieta X Educação Alimentar

Todo mundo na vida já fez uma dieta.. dieta da lua, do leite, da proteína, do carboidrato, aquela maluca de só tomar líquido por 7 dias.. kkkkkkkkkkkkk.... eu já fiz, muitas, claro! Até remédios naturais e de tarja eu já tomei! Sempre na busca do corpo perfeito..

O problema da maioria das pessoas que buscam emagrecer é exatamente esse, achar que é SÓ emagrecer... eu sempre achei que bastava emagrecer pra ficar naquele corpo, manter o que eu consegui..... inocente! 


Quando fazemos uma dieta em que nos privamos de muita coisa e paramos com ela queremos comer TUDO o que não podíamos antes.. e aiiii é que tá! Engordamos o dobro! Com medicamentos acontece o mesmo, os tarjados inibem nosso apetite mas basta parar com o comprimido que a vontade vem matando! E como a gente não aprendeu a dizer NÃO, acabamos cedendo e... engordando de novo! 


Por isso gente, vamos APRENDER a comer, ensinar nosso cérebro a ter limites, a saber o que é bom pra ele e o que não é, só assim é garantia de uma vida e de um corpo saudável em todos os sentidos.


Não digo nem reeducar e sim EDUCAR pq eu acredito que a gente reeduca aquilo que um dia já soubemos fazer e eu, pelo menos, nunca soube realmente cuidar da alimentação por isso, no meu caso, o termo EDUCAÇÃO alimentar é mais apropriado.


Eu demorei muito a entender tudo isso, sempre achei que bastava uma dieta hipocalórica pra resolver minha vida, nunca me preocupei em aprender uma alimentação correta.. quantas vezes já troquei um suco natural por um refrigerante ZERO por não ter calorias.. mas não é esse o pensamento correto! Temos que pensar em QUALIDADE  e não QUANTIDADE... o que um copo de coca cola, mesmo que sem açúcar, vai me trazer de bom? NADA! Só aquele gosto pós adoçante na boca e umas 10 celulites a mais em cada bumbum... 


Existem hoje muitas dietas eficazes, é verdade, eu por exemplo já fiz a dieta dos pontos e adorei, super funciona e não te restringe de nada.. porém eu trocava um lanchinho saudável a tarde por um pacote de chips só por ter a mesma quantidade de pontos, trocava meu jantar por um pote de sorvete... de que me adiantou? Meu desejo por doce só aumentava e quando eu parei a dieta engordei de novo pq eu não aprendi a dizer não ao meu cérebro! 


Outra dieta bacana, apesar de eu ter tentado e não consegui fazer por ser extremamente restritiva e se vc é louca por doces e porcariadas como eu pode deslizar fácil fácil é a Dieta Dukan! Muito bacana e existem muitos casos de sucesso com ela porém ela proibe muita coisa! E acho que o desejo pelo que não pode só aumenta desse jeito.. e o legal é ir reduzindo aos poucos, entendendo que aquilo te faz mal.. e não cortar de uma vez. Como eu já disse, já tentei fazer a Dukan mas desisti no segundo dia, passei mal e tudo... pra mim não funcionou mas se vc acha que consegue vale a pena tentar! Existem muitas receitas legais pra se fazer durante a Dukan, então se você quer mesmo fazer essa dieta com um tempinho de pesquisas na internet vc consegue muita receita bacana. Com certeza eu não me dei bem pq comecei de "qualquer jeito", não me preparei e nem preparei minha geladeira pra isso, eu simplesmente disse "vou começar amanhã" e comecei sem nenhum preparo.. acho que esse foi meu erro mas agora que eu estou nesse mundo "fitness" tenho vontade de tentá-la novamente! 


Quando a gente é fanática por dietas sempre pensamos só em calorias, quantidades... quase nunca em qualidade e isso não é a base de uma educação alimentar correta pq, como eu disse, refrigerante tem poucas (ou nenhuma) calorias mas não tem nada de útil pra oferecer então vamos começar a mudar nossa cabeça, pensar na qualidade e no que aquele alimento vai me trazer de bom... 


Com o tempo vou postando algumas receitas, talvez nem tanto hipocalóricas mas muito mais saudáveis... fiquem de olho ;)














8 Eliminaram calorias!:

Aline Canteiro disse...

Oie! passando pra retribuir a visita e conhecer seu cantinho!

Amei o post!
Nunca fiz nenhuma dieta! Desde o inicio busco o equilíbrio e a alimentação saudável!
RA sempre! Reeducando o corpo e a mente! :)

Beijos e bem vinda a blogosfera light!

CrisFonseca disse...

Vim retribuir a visita tbm..assim como nossa amiga Aline Canteiro e dizer tbm que amei o post. Super completo e bem nossa opinião pois nós não fazemos dieta... não vou dizer que nunca fiz... já cortei gordices... emagreci mas depois engordei o dobro, bem como vc disse...
remedio nunca tomei.. mas enfim.. tudo ilusão mesmo...
To te seguindo aqui e virei sempre te acompanhar.,...

Fica firme no foco viu... e não desanime NUNCA.. entendeu??!!
beijos

Camila disse...

Oieee!
Você disse tudo! Precisamos aprender a comer!
Já fiz a Dukan, mas adivinha ? Engordei tudo depois...o ideal sempre é fazer a reeducação alimentar.
Um beijo!

http://clubvamosemagrecerjuntos.blogspot.com.br/

Nutrindoabeleza disse...

AMANDO SEU BLOG

PARABENS

EU SOU DA OPINIAO DA EDUCACAO ALIMENTAR BJUS

Joanna disse...

ei!
vim retribuir a visita e ja to te seguindo! mto legal seu blog!
e concordo plenamente com esse seu post... só Reeducação Alimentar mesmo q é pra sempre!!!!
bjos

Gi disse...

Oi obrigada pelo carinho lá no meu blog vim retribuir e adorei o post, sei que com disciplina tudo se consegue, um passo de cada vez agente chega onde desejamos mais sempre lembrando que o processo e demorado não existe milagre e sim força de vontade beijos estamos juntas.

fatti navarro disse...

oiii, vim retribuir a visita brigadão... eu ri aqui da dieta da folha de alface e a azeitona, mas é verdade né a gente cai em cada uma!!! mas voltando ao assunto eu amo a dieta dos pontos é a unica que faço pra mim é uma reeducação alimentar sabe porque? a gente tem o livre arbitrio de escolher se quer se alimentar com uma boa refeição ou se quer comer bobagens eu sempre escolho as coisas boas e as veses como lixo tb kkkk, mas no outro dia ja me reeduco não é assim? tem que ter muita diciplina mas as veses podemos relachar numa festa, num restaurante e depois voltamos a educação, estou te seguindo ta, sempre aprendendo isso é bom demais né? bjkas

Unknown disse...

Também já fiz dietas loucas...aff !!
Sempre achei que RA era papo de nutricionista chato...rs
Agora já perdi 5 kilos comendo direitinho.
Legal o seu blog Taci...Tô te seguindo.
leveefeliz2014.blogspot.com
Bjos

Postar um comentário