Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Glúten!

Vamos falar dele hoje! 

Há muito se ouve falar, que o glúten pode ser um vilão nas dietas, será? 


O glúten é uma proteína encontrada em alguns cereais como trigo, cevada, centeio e em alguns tipos de aveia. O glúten em excesso causa danos a parede do intestino, retarda o metabolismo, diminui a quantidade de serotonina no organismo, hormônio responsável pelas sensações de alegria e bem estar, causa inchaço, pode causar quadros alérgicos. Em casos mais radicais existem pessoas com a doença Celíaca, que tem total intolerância ao glúten não podendo consumir nenhuma de suas formas. 


Porém, há controvérsias quando o assunto é glúten, alguns nutricionistas não o consideram como vilão a quem não é intolerante e sim como uma proteína normal presente na maioria dos alimentos. Em junho de 2010 a revista Super Interessante publicou uma matéria sobre o glúten e seus, até então, malefícios a saúde. Nele alguns nutricionistas discordam da fama de vilão que ele tem 


 " No caso das pessoas que eliminaram o glúten das refeições e emagreceram, a explicação é simples. "A perda de peso é normal para quem deixa de comer certo grupo de alimentos", diz a nutricionista Miriam Ghorayeb. "É o que acontece se deixamos de comer pães e massas, ricos em carboidratos. A diferença não é o glúten, e sim a mudança na ingestão calórica. Se substituirmos esses alimentos refinados por integrais, também haverá redução de peso - embora eles contenham glúten", diz. 


Apesar disso o que mais se tem na internet são relatos de pessoas que afirmam ter percebido uma melhora significativa no organismo depois de terem abandonado o consumo de glúten e também ele está muito associado a perda de peso.


A questão de "Faz mal ou não faz" é realmente uma conceito que deve ser SEU! Existem muitos que são contra e outros não então sugiro que você se observe, retirando ele gradativamente da dieta e vê se te causa melhorias... tenho uma amiga que começou com RA há um tempo e ela evitou tudo que é com glúten, diz ela que NUNCA se sentiu tão desinchada e bem como nesse período, passou a ir no banheiro regularmente coisa que não fazia há anos, parou de sentir azia, queimação no estômago e desinchou total.. então pra ela o glúten é um veneno já para outras pessoas pode não significar nenhuma melhora importante, realmente é de cada organismo

Retirar o glúten da dieta não é uma tarefa tão simples, é muito difícil levar uma vida sem consumi-lo, eu parei um pouco de consumir quando eu desconfiei da alergia mas meus exames não deram reagente para glúten! Então posso comer que esse, até então, não é a causa da minha dermatite.. Porém, me sinto MUITO melhor quando não como pão, bolo, macarrão.... os alimentos mais comuns com glúten, pão então nem se fala acaba total com a minha dieta, me sinto inchada, pesada, é péssimo então foi uma escolha minha EVITAR a ingestão de tudo que contenha glúten e sua maioria como esses alimentos citados acima.. 

Hoje existe até bastante opção pra quem quer fugir dele, devido ao fato de mais de 1 milhão de brasileiros sofrerem da doença Celíaca e não poderem ingerir essa proteína. 


Que tal passar no supermercado e trocar a farinha de trigo por outras como de aveia, arroz, chia, amaranto e afins? De manhã ao invés de comer aquele pãozinhooo (huuum eu tbm amo, mas decidi não mais!) comer uma tapioca gostosa preparada por você? 


É possível com um tempinho a mais no supermercado. Vou logo avisando que alguns produtos do tipo são meio caros, mas nada muito fora do orçamento, se vc quer ter uma vida mais saudável acho que vale um teste.... São escolhas, depende de você :)

É isso, o que vocês acham?... eu já comecei! Não retirei ele totalmente mas o diminui 90% da minha alimentação mesmo agora sabendo que minha alergia não está relacionada a ele e já sinto algumas diferenças em vários aspectos, faz um teste você tbm e depois conta pra gente! :D






:*

Fonte: Super Interessante e Google






5 Eliminaram calorias!:

Aniinha Felix disse...

Gostei do post, muito interessante.
Quem não gosta de um pãozinho logo cedo, entretanto é uma troca necessária.

Luana Rodrigo disse...

amei o post viu!!
muito informativo!
beijos

Jú Ferreira disse...

Mt bom...tb diminuir o consumo. Bjs

Unknown disse...

Antes de mais nada, peço desculpas pelo tipo de comentário que nós blogueiras odiamos, mas vim aqui avisar que meu blog está ativo novamente e se quiser me dar a honra de sua visita agradeço, estou retornando aos poucos a blogsfera e adoraria ter sua amizade. Mais uma vez desculpo-me por este tipo de comentário.

*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` ** Um grande abraço!

http://segundaeucomecooficial.blogspot.com

A Tulipa Azul disse...

Eu já consumo algumas coisas sem gluten.:)

Postar um comentário